Parque Nacional do Iguaçu completa 72 anos!


No dia 10 de janeiro de 1939 surgia uma das maiores e mais bonitas atrações turísticas do mundo. Para celebrar este importante aniversário, vamos conhecer um pouco mais sobre a história deste magnífico lugar.

O Parque Nacional do Iguaçu tem este nome por incluir em sua área importante parte do rio Iguaçu, aproximadamente 50 km do curso do rio, e as mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu. Localiza-se extremo oeste do estado do Paraná, na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu.

O Parque faz fronteira com a república Argentina, onde está implantado o Parque Nacional Iguazu, criado em 1934. O limite entre os dois países e seus parques nacionais é formado pelo rio Iguaçu, que nasce próximo a Serra do Mar, em Curitiba, e percorre todo o Estado do Paraná, numa extensão de cerca de 1.300 km. A foz do rio ocorre 18km depois das Cataratas, onde ele deságua no rio Paraná. Esse encontro de rios forma uma tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Sua superfície total abrange do lado brasileiro uma área de 185.262,5 hectares, com um perímetro de aproximadamente 420km, dos quais 300 km são limites naturais representados por cursos d’água, sendo que lados brasileiro e argentino têm, juntos, aproximadamente 225 mil hectares.

Ele é o maior e mais importante parque da Bacia do Prata e foi o primeiro parque no Brasil a receber um Plano de Manejo, por abrigar um importante patrimônio genético de espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção.

O Parque Nacional do Iguaçu é, além de espetacular, pioneiro. A primeira proposta de parque nacional brasileiro queria doar às “gerações vindouras”, um cenário natural que reúne “toda a gradação possível do belo ao sublime, do pitoresco ao assombroso” e “uma flora que não têm igual no mundo” no “magnífico salto do Iguaçu”. Com essas palavras, publicadas no livro “Província do Paraná, Caminhos de Ferro para Mato Grosso e Bolívia”, do engenheiro André Rebouças, começou no Brasil a campanha para a preservação das Cataratas do Iguaçu. Elas datam de 1876. E Yellowstone, o primeiro parque nacional do planeta, tinha quatro anos de idade.

Sua parte liberada para visitação, onde se encontram as áreas de concessão da empresa Cataratas do Iguaçu S/A e as Cataratas, tem aproximadamente 0,3% da área total do parque. Nele, o maior espetáculo são as Cataratas do Iguaçu. Formando um semicírculo com 2700 metros de largura, as quedas enchem os olhos dos visitantes, pela espuma d’água que cai de uma altura de até 72 metros nos saltos existentes entre o Brasil e a Argentina.

O Parque Nacional do Iguaçu fechou o ano de 2010 batendo o recorde histórico de visitação com a entrada de 1,2 milhão de turistas. O número significa que o Parque recebeu 18% mais visitantes que o ano de 2009 e cerca de 9,5% mais turistas que o último recorde histórico; alcançado em 2008, quando o Parque recebeu 1,1 milhão.

O Mabu Thermas & Resort, localizado há 10km do Parque Nacional do Iguaçu, incentiva a todos para que votem nas Cataratas do Iguaçu (Iguazu Falls), para uma das novas 7 Maravilhas da Natureza. Vamos ajudar a divulgar esta nossa beleza natural!

Fonte de pesquisa: Cataratas do Iguaçu

Anúncios

0 Responses to “Parque Nacional do Iguaçu completa 72 anos!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Mabu Hotéis & Resorts

Uma experiência memorável. Informações e Reservas: 0800 41 7040 Das capitais Ctba, RJ e SP 4002 6040 www.hoteismabu.com.br

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 31 outros seguidores

Siga-nos no twitter

twitter

twitter.com/hoteismabu


%d blogueiros gostam disto: