Doença celíaca: comer com prazer e sem culpa

Pizza feita com massa de arroz

Pizzas, bolos e chocolates; quem já imaginou não poder desfrutar, ou ter que evitar,  estes alimentos tão saborosos? O fato é que isso faz parte da rotina de muitas pessoas que possuem  intolerâncias a determinados tipos de alimentos, como é o caso dos portadores da doença celíaca, os quais tiveram que adaptar sua alimentação para poder viver com mais qualidade de vida e de maneira saudável.

O que é a doença celíaca?
A doença celíaca caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten, principal proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada, contido em alimentos como: pães, bolos, bolachas, pizzas, cerveja, entre outros. De uma forma geral, é como se fosse uma alergia à farinha. 

Quais alimentos podem e quais não podem ser ingeridos?
Antes de ingerir qualquer alimento, o celíaco deve verificar os rótulos dos produtos para certificar-se de que este não contém glúten.
Recomenda-se a substituição de alimentos que possuem glúten em sua composição por outros à base de milho, mandioca, soja e farinha de arroz, que possuem valores nutritivos semelhantes aos produtos proibidos.

Qual o tratamento para a doença celíaca?
Segundo a Nutricionista do Mabu Thermas & Resort, Danielli Pasquali, o tratamento consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten, já que este agride e danifica o intestino delgado, além de prejudicar a absorção dos alimentos. Além da dieta, em alguns casos é necessário tratamento com medicamentos, porém estes também podem conter glúten.

Lembre-se que a dieta para portadores de doença celíaca deve sempre ser acompanhada por um nutricionista e os medicamentos prescritos por um médico.

Veja abaixo como é fácil comer bem e manter-se saudável com a receita que não contém glúten e lactose, elaborada por Danielli Pasquali, Nutricionista do Mabu Thermas & Resort.

Bolo de maçã (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes
– 3 ovos
– ½ xícara de óleo
– 1 xícara de água
– 1 ½ xícara de farinha de arroz (200 g)
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher (sopa rasa) fermento em pó
– 1 pitada canela em pó
– 2 maçãs picadas com casca

Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador, menos o açúcar. Depois que a massa estiver batida, misture o açúcar. Por cima coloque fatias de maçã e decore com canela. Forno pré-aquecido. Asse em temperatura média por 30 minutos e o restante em fogo alto para corar.

Alimentar-se bem, mantendo uma dieta equilibrada, aliando exercícios físicos é a melhor maneira de manter-se saudável e viver melhor.

Anúncios

2 Responses to “Doença celíaca: comer com prazer e sem culpa”


  1. 1 Jordana 08/12/2010 às 11:42

    Não sou celíaca,graças a DEUS,mas fico pensando em quem tem essa doença.Quanta restrição.Imagina,ir a uma pizzaria com os amigos e não poder comer,ou àquela festa de aniversário e não experimentar do bolo.Ainda bem que existem receitas alternativas.Apesar de não ter celíase,gostaria de experimentar esta receita de pizza com massa de arroz,mas não tem a receita.Poderiam postar,por favor?

    Também quero aproveitar para deixar uma dica para quem é celíaco:tenham acompanhamento de um nutricionista,pode ajudar muito na qualidade de vida de vocês.

    Vou deixar um link que pode ajudar na hora de encontrar um nutricionista.

    http://bit.ly/aW6ny7


  1. 1 Tweets that mention Doença celíaca: comer com prazer e sem culpa « Hotéis Mabu -- Topsy.com Trackback em 04/11/2010 às 17:27

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Mabu Hotéis & Resorts

Uma experiência memorável. Informações e Reservas: 0800 41 7040 Das capitais Ctba, RJ e SP 4002 6040 www.hoteismabu.com.br

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 31 outros seguidores

Siga-nos no twitter

twitter

twitter.com/hoteismabu


%d blogueiros gostam disto: